COMO PUBLICAR SEU LIVRO OU E-BOOK


O breve guia abaixo apresenta as principais maneiras
de se publicar um livro, tratando das características
de cada opção e de seus requisitos.

Publicação de e-book (Amazon Kindle)


Uma das grandes vantagens do livro e-book é que, em geral, ele pode ser publicado de forma gratuita. Há várias plataformas para vender ou divulgar sua obra, mas a mais popular é a Amazon Kindle. Cerca de 90% das vendas de e-books ocorrem pela Amazon Kindle, atualmente.

Além disso, a criação de e-books da Kindle é a forma mais simples de publicar um livro. Não há qualquer processo de seleção: qualquer um pode criar uma conta Kindle, cadastrar suas obras e colocá-las para vender, sem limite de livros. O próprio autor pode administrar sua livraria pessoal pela loja Kindle, alterar preços, modificar suas obras (removendo possíveis erros de digitação ou alterando a capa, por exemplo), além de várias outras facilidades. E você pode vender para o mundo tudo.

Quanto aos pagamentos ao autor, a Amazon costuma cobrar uma taxa de cerca de 30% a cada venda, e o restante do valor é depositado mensalmente na conta bancária do autor. Não há taxa de cadastro ou mensalidades.

Do que você irá precisar?

Publicação de livro impresso


No caso de livros impressos, existem três alternativas:

1) Publicar por uma editora. Nesta modalidade, o autor encaminha seu texto para uma editora ou para um agente literário, que fará a intermediação com a editora. O autor não arca com os valores de impressão da obra (que são de responsabilidade da editora), e recebe uma porcentagem pelas vendas dos livros. As editoras tendem a ser bastante exigentes, selecionando apenas os livros com potenciais mais altos de venda.

2) Imprimir pessoalmente na gráfica. Nesta opção, é o autor que deve procurar a gráfica para a impressão de suas obras. Como não ocorre o intermédio da editora, o autor é responsável por custear a impressão e coordenar a venda dos livros. O autor tem total controle sobre o produto final. Por outro lado, pode ser difícil promover as vendas sem a infraestrutura de uma editora.

3) Incluir a opção de livro impresso no Kindle. Além dos livros em formato e-book, a Amazon Kindle também permite o cadastro e venda de livros impressos. Nesse caso, o autor publica na plataforma uma versão de sua obra para impressão, e a Amazon imprime as cópias uma a uma, a cada venda realizada. O autor não precisa se preocupar em contratar uma gráfica ou custear a impressão, pois o processo inteiro é automatizado pelo sistema da Amazon.

Do que você irá precisar?
QUER SABER MAIS?
Portfólio de Capas Criação de Capas Diagramação Sobre a Merlin Contato Orçamento